sexta-feira, 20 de julho de 2012

Como iniciar na canoagem?


Esta lá o camarada em casa, tranquilo, no sofá, de repente na televisão passa aquele documentário...basicamente um kayak colorido, uma paisagem deslumbrante e um rio desafiador. E lá vai o canoísta dominando o seu barco entre saltos e pedras, naquele cenário de beleza impar. Neste momento o telespectador pensa ...”quero aprender este negócio”.Como faço isso?

 Essa é uma pergunta difícil de responder para aqueles que estão no Brasil.

Não temos muitas opções, e muitos cursos ainda estão na informalidade, principalmente pela pouca demanda e dificuldades de manter uma estrutura e viver integralmente do ensino da canoagem. Diante disto vou abordar alguns desafios para aqueles que querem entrar no mundo da canoagem de corredeiras.

1º desafio – Onde aprender?

2º desafio – Preciso de um Barco. Onde encontrar?Qual modelo comprar?

3º desafio – Onde treinar?



1º desafio – Onde aprender?

O instinto pede pra jogar lá no Google “curso de canoagem”, aí aparece alguma coisa lá de Santos e você faz a 1ª grande descoberta: a Canoagem tem divisões:oceânica ,corredeiras... Então você complementa sua pesquisa “curso de canoagem corredeiras”. Aparece algumas respostas e algumas opções de cursos.Basicamente um em Brotas (Clube águas Brancas) , um em Socorro e um em Juquitiba.

Passei por este processo a alguns anos quando resolvi aprender a canoar, e fiz uma escolha muito acertada.Fiz meu curso básico com o Daniel “Marvado” (Clube Águas Brancas- Brotas). Gostei muito do processo pedagógico e toda a assessoria do Daniel depois do curso.Indico também o Hugo , lá de Caconde .Muito prestativo e dá altas dicas para os iniciantes.
O curso básico ,normalmente é ministrado em dois dias ,e dá a primeira vivência para o aluno .Apresentação dos materiais,classificação doas corredeiras ,remadas básicas,travessias de corrente e resgate.

Existe também a possibilidade de aprender na informalidade, através de amigos. Não recomendo .Como Educador Físico , acredito muito na importância do processo pedagógico e sei dos problemas que o ensino informal gera na formação global do indivíduo.Diante disto listei algumas opções achadas nos sites de pesquisa.Infelizmente só tenho referências do Daniel (Clube águas Brancas ) e do Hugo( Caconde).




www.terradeaventura.com.br/curso_c.htm   (Clube Aguas Brancas- Daniel Marvado)


hugorafting@hotmail.com    (Hugo – Caconde –SP).

2 comentários:

  1. Olha o Fantasma ai !! Muito bom professor ! Estou ansioso pelos desafios 2 e 3 !

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Rodrigo e André!!
    Parabéns pela iniciativa do Blog! Compartilho este espírito da canoagem: curtir os rios com os amigos e, de quebra, conquistar saúde e equilíbrio... e também tomar uns caldos de vez em quando...kkk

    Forte abraço

    ResponderExcluir